domingo, 25 de agosto de 2013

Para entrar no ritmo da moda sustentável, primeiro você precisa dar uma boa organizada no seu guarda-roupa. Para isso você precisa se conhecer melhor, descobrir o seu estilo e o que você realmente precisa ter.
 
 
Organizei algumas dicas fundamentais para você conseguir ter o guarda-roupa ideal. Seguindo esses passos você estará praticando atitudes sustentáveis e nunca mais vai ter a sensação de que não tem nada para vestir.
 
 
Passo-a-passo para a mudança
  • Descubra do que você gosta: quando se trata de andar na moda, bom gosto e bom senso contam muito. É necessário respeitar o seu próprio estilo e não comprar roupas sem critério, que não combinem com o seu dia-a-dia. Leve também em consideração o seu tipo físico e respeite isso. Sempre haverá modelagens que cairão melhor em você, então invista nelas!
 
  • Fazer um levantamento geral de vez em quando: você precisa saber o que já tempara saber o que comprar. Tire um tempo livre para ver tudo o que tem e selecione o que não vai mais usar, para doar, levar para um brechó ou até trocar com amigas.
 
  • Cuide bem das roupas: as suas roupas terão uma vida mais longa e ficarão mais tempo bonitas se você cuida bem delas. Preste atenção na etiqueta de composição, onde estão as instruções de lavagem e conservação siga as orientações.
 
 
  • Organize as suas roupas: procure ter o mínimo de organização no seu closet, guardando as roupas de uma maneira que você vê-las. Por exemplo, separe uma parte do armário só para blusas, outra só para vestidos e assim por diante. Assim será mais fácil achar tudo na hora da produção!
 
  • Evite comprar por impulso: Antes de comprar qualquer coisa, é importante olhar o que falta no seu guarda-roupa. Uma boa dica é começar a atualizar o guarda-roupa investindo em roupas básicas de qualidade, que duram muito e dão cara nova a qualquer produção. Compre peças novas que possam combinar com outras que você já tem.
Proporção de peças para o seu guarda-roupa
Antes de tudo, você precisa saber o que tem no seu armário. A maioria dos consultores de estilo concorda que devemos prestar mais atenção em como anda a proporção de peças de nosso guarda-roupa. Abaixo você pode ver qual é a proporção de peças ideal para um guarda-roupa equilibrado:
 
30% bottom (peças da parte de baixo), ou seja, com algumas saias, calças, shorts e bermudas você pode formar muitos looks.
 
70% top (peças da parte de cima), ou seja, com uma boa variedade de blusas, casacos, coletes, blazers, etc, é possível ter um guarda-roupa de infinitas possibilidades.
 
 
Entre todas as peças que você tem no seu armário, 60% devem ser básicas.
 Ou seja, de todas as roupas que você possui, mais da metade deve ser de cores neutras e sem muitos detalhes, que possam ser facilmente combinadas com outras peças, pois assim você nunca terá aquela sensação angustiante de que nada combina!
 
 
Ficou surpresa? Então, mãos à obra.
 
Para lhe ajudar na tarefa de fazer um verdadeiro levantamento do seu guarda-roupa, vai a dica de fazer uma tabela muito simples e fácil de usar. Fazer um “balanço” de como você anda se vestido é uma verdadeira experiência de autoconhecimento! Quem sabe não é hora de fazer umas mudanças? Experimente!
 
Tire um tempinho no final de semana para preencher as tabelas na sua agenda ou em uma folha de papel e coloque na ponta do lápis as peças que você tem e com o que elas combinam.
 
 
As peças que não combinam com nada, deixe o espaço “combina com” em branco e quando for às compras, já saberá exatamente do que está precisando.
 
 
Acredite, valerá muito a pena e você não vai se arrepender.
Abaixo há uma sugestão de como organizar o lenatamento das suas roupas. Estão incluídas as peças da parte de cima, que chamamos Top e as peças da parte de baixo, que chamamos de Bottom.
 
Ficaram de fora as peças inteiras como vestidos, túnicas, etc, pois são mais fáceis de usar e você pode ter uma grande variedade dessas peças, lembrando que o ideal é ter mais modelos básicos e descontraídos e alguns para ocasiões mais formais .
Tabela renovando o closet 1
 
 
Peças da parte de cima (Tops)
Casacos/
Blazers
Jaquetas/
Coletes
Camisas/
Blusas
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Tabela renovando o closet 2
 
Peças da parte de baixo (Bottons)
Calças
Saias
Bermudas/Shorts
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Depois de descobrir o que você tem no seu armário, é hora de descobrir do que você precisa e planejar as compras!
 
Marque aquelas peças que você já tem, mas que nunca consegue combinar com nada.
 
Com certeza você encontrará ótimas opções para usar com essas peças nas suas lojas preferidas. Lembre-se que peças muito ousadas e diferentes combinam sempre com peças mais básicas. Pode ser exatamente isso que esteja faltando para você!
 
Espero que tenha curtido as dicas. Com certeza você já descobriu que pode ser consciente praticando atitudes sustentáveis e ao mesmo tempo ficar antenada com a moda exibindo sempre looks incríveis!

Vestidos











Como Ter um Guarda-roupas Sustentável

 

closet-sustentavel
Para entrar no ritmo da moda sustentável, primeiro você precisa dar uma boa organizada no seu guarda-roupa. Para isso você precisa se conhecer melhor, descobrir o seu estilo e o que você realmente precisa ter.
 
 
Organizei algumas dicas fundamentais para você conseguir ter o guarda-roupa ideal. Seguindo esses passos você estará praticando atitudes sustentáveis e nunca mais vai ter a sensação de que não tem nada para vestir.
 
 
Passo-a-passo para a mudança
  • Descubra do que você gosta: quando se trata de andar na moda, bom gosto e bom senso contam muito. É necessário respeitar o seu próprio estilo e não comprar roupas sem critério, que não combinem com o seu dia-a-dia. Leve também em consideração o seu tipo físico e respeite isso. Sempre haverá modelagens que cairão melhor em você, então invista nelas!
 
  • Fazer um levantamento geral de vez em quando: você precisa saber o que já tempara saber o que comprar. Tire um tempo livre para ver tudo o que tem e selecione o que não vai mais usar, para doar, levar para um brechó ou até trocar com amigas.
 
  • Cuide bem das roupas: as suas roupas terão uma vida mais longa e ficarão mais tempo bonitas se você cuida bem delas. Preste atenção na etiqueta de composição, onde estão as instruções de lavagem e conservação siga as orientações.
 
 
  • Organize as suas roupas: procure ter o mínimo de organização no seu closet, guardando as roupas de uma maneira que você vê-las. Por exemplo, separe uma parte do armário só para blusas, outra só para vestidos e assim por diante. Assim será mais fácil achar tudo na hora da produção!
 
  • Evite comprar por impulso: Antes de comprar qualquer coisa, é importante olhar o que falta no seu guarda-roupa. Uma boa dica é começar a atualizar o guarda-roupa investindo em roupas básicas de qualidade, que duram muito e dão cara nova a qualquer produção. Compre peças novas que possam combinar com outras que você já tem.
Proporção de peças para o seu guarda-roupa
Antes de tudo, você precisa saber o que tem no seu armário. A maioria dos consultores de estilo concorda que devemos prestar mais atenção em como anda a proporção de peças de nosso guarda-roupa. Abaixo você pode ver qual é a proporção de peças ideal para um guarda-roupa equilibrado:
 
30% bottom (peças da parte de baixo), ou seja, com algumas saias, calças, shorts e bermudas você pode formar muitos looks.
 
70% top (peças da parte de cima), ou seja, com uma boa variedade de blusas, casacos, coletes, blazers, etc, é possível ter um guarda-roupa de infinitas possibilidades.
 
 
Entre todas as peças que você tem no seu armário, 60% devem ser básicas.
 Ou seja, de todas as roupas que você possui, mais da metade deve ser de cores neutras e sem muitos detalhes, que possam ser facilmente combinadas com outras peças, pois assim você nunca terá aquela sensação angustiante de que nada combina!
 
 
Ficou surpresa? Então, mãos à obra.
 
Para lhe ajudar na tarefa de fazer um verdadeiro levantamento do seu guarda-roupa, vai a dica de fazer uma tabela muito simples e fácil de usar. Fazer um “balanço” de como você anda se vestido é uma verdadeira experiência de autoconhecimento! Quem sabe não é hora de fazer umas mudanças? Experimente!
 
Tire um tempinho no final de semana para preencher as tabelas na sua agenda ou em uma folha de papel e coloque na ponta do lápis as peças que você tem e com o que elas combinam.
 
 
As peças que não combinam com nada, deixe o espaço “combina com” em branco e quando for às compras, já saberá exatamente do que está precisando.
 
 
Acredite, valerá muito a pena e você não vai se arrepender.
Abaixo há uma sugestão de como organizar o lenatamento das suas roupas. Estão incluídas as peças da parte de cima, que chamamos Top e as peças da parte de baixo, que chamamos de Bottom.
 
Ficaram de fora as peças inteiras como vestidos, túnicas, etc, pois são mais fáceis de usar e você pode ter uma grande variedade dessas peças, lembrando que o ideal é ter mais modelos básicos e descontraídos e alguns para ocasiões mais formais .
Tabela renovando o closet 1
 
 
Peças da parte de cima (Tops)
Casacos/
Blazers
Jaquetas/
Coletes
Camisas/
Blusas
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Tabela renovando o closet 2
 
Peças da parte de baixo (Bottons)
Calças
Saias
Bermudas/Shorts
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Descrição da peça
Combina com:
Depois de descobrir o que você tem no seu armário, é hora de descobrir do que você precisa e planejar as compras!
 
Marque aquelas peças que você já tem, mas que nunca consegue combinar com nada.
 
Com certeza você encontrará ótimas opções para usar com essas peças nas suas lojas preferidas. Lembre-se que peças muito ousadas e diferentes combinam sempre com peças mais básicas. Pode ser exatamente isso que esteja faltando para você!
 
Espero que tenha curtido as dicas. Com certeza você já descobriu que pode ser consciente praticando atitudes sustentáveis e ao mesmo tempo ficar antenada com a moda exibindo sempre looks incríveis!

O Que Há Por Trás do “Fast Fashion”

 

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Toda pessoa que gosta de moda também gosta de comprar roupas novas e baratinhas, certo? Mas você o que está por trás de roupas muito mais baratas do que a média do mercado? Quando compramos uma peça de roupa devemos ter em mente que existe um longa cadeia produtiva até que essa peça chegue a nós.
Em muitos casos as pessoas que costuram e dão acabamento às roupas são exploradas e até mesmo escravizadas pela indústria. Longas jornadas de trabalho, baixos salários, trabalho infantil e péssimas condições de trabalho são alguns dos problemas enfrentados por quem presta seus serviços indústria da moda.
A frequência com que algumas marcas lançam suas coleções é muito maior do que há alguns anos. Muitas marcas oferecem até 15 coleções de roupas por ano, para atrair ainda mais a curiosidade dos consumidores e gerar mais compras de roupas do que a maioria dos consumidores faz normalmente. A publicidade dessas marcas tentam lhe convencer que você “precisa” ter um certo modelo só porque este foi vestido por uma celebridade em um evento importante. Muitas pessoas são seduzidas por esse tipo de apelo emocional e lotam o seu armário com roupas de que não precisam.
Para sustentar esse ritmo acelerado de produção a indústria tem que recorrer a meios nada legais para conseguir cumprir os prazos. Há uma tendência atualmente de grandes marcas terceirizarem toda a sua produção com fábricas localizadas nos subúrbios das grandes cidades dos países mais pobres. Para se manter funcionando, essas fábricas são obrigadas a aceitar pedidos de milhares de peças com prazos de entrega curtíssimos, que se não forem cumpridos podem significar quebra de contrato e grandes prejuízos.
Quem sai perdendo em toda essa história são os trabalhadores, que têm que se dedicar longas horas ganhando salários que muitas vezes não é suficiente nem mesmo para o seu sustento básico. Em muitas fábricas os funcionários são chamados pelo número da máquina em que trabalham e não pelo seu nome, e existem relatos de que ganham $0,05 (cinco centavos de dólares) por cada 100 peças costuradas, o que os obriga a produzir entre 5 mil e 10 mil peças de roupas por dia para garantir a sua meta diária. A maioria dessas pessoas não são contratadas e não tem assegurados nenhum dos direitos trabalhistas, podendo ter jornada de trabalho de até 20 horas por dia.
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O documentário China Blue foi feito em 2005 para denunciar esse tipo de trabalho, ainda hoje tem grande repercussão e vale a pena ser visto para que tenhamos consciência do que realmente acontece. Algumas marcas famosas e caras já foram denunciadas por usar trabalho ilegal na produção de suas coleções. Mas ainda há muito trabalho clandestino que precisa ser denunciado. Nós como consumidores também somos responsabilizados quando compramos uma peça de roupa sem questionar de onde ela veio e como foi produzida. O que podemos fazer é nos informar sobre a procedência do que compramos e darmos mais valor aos produtos que sabemos de onde vieram e como são produzidos. Assim as marcas se sentirão pressionadas a adotar uma atitude mais transparente e respeitar a opinião dos seus consumidores.

Estrutura dos Tecidos

 

tecidos



Todos os tecidos de tear são produzidos pelo entrelaçamento de dois tipos de fios: os da teia (dispostos no sentido do comprimento) e os da trama (no sentido da largura). Os fios da teia são dispostos perpendicularmente aos da trama. A estrutura do tecido pode ser modificada alterando o padrão de entrecruzamento da teia e da trama. Existem três tipos fundamentais de estruturas – tafetá, sarja e cetim -, sendo o restante, em sua maioria, variantes destes três tipos, com exceção da estrutura Jacquard.
Devido à sua estrutura ou ao seu acabamento, os tecidos mais finos e delicados exigem cuidados especiais. O conhecimento das características destes tecidos é importante para determinar o modelo, o tipo de acabamento e os equipamentos e utensílios adequados.
Conhecer as principais estruturas dos tecidos é de grande utilidade para que você saiba identificar um tecido, mesmo que  não haja nenhuma informação mais específica na etiqueta de fábrica, pois nomes dados aos tecidos variam muito de fabricante para fabricante. Saber qual a estrutura do tecido pode ser de grande utilidade para decidir a sua utilização, o seu manuseio e que tipos de acabamentos poderão ser feitos na peça a ser confeccionada.



Estrutura sarja: é uma das estruturas fundamentais em que o fio da trama passa no mínimo sobre dois fios da teia e no máximo sobre quatro.Em cada nova passagem a trama avança uma unidade para a direita ou para a esquerda, formando uma estria em diagonal. Exemplos: sarja, gabardine, danine.
Sarja
Estrutura tafetá: esta é a estrutura mais simples, onde os fios da trama passam alternadamente sobre e sob os fios da teia. A tenacidade varia em função da resistência dos fios e da compacidade da sua estrutura. Exemplos: tafetá, musselina, voile, percal.
Tafeta
Estrutura cetim: cada fio da teia passa sobre quatro a oito fios da trama, numa disposição em zig-zag. Exemplos: cetim, peau de soie, sablé.
Cetim
Estrutura jacquard: esta estrutura é conseguida por meio de uma mecânica Jacquard, que controla separadamente os fios da teia e da trama de modo a formar desenhos elaborados na superfície do tecido. Exemplos: damasco, brocado, tecidos para decoração.
Jackard
Estrutura com pêlo: obtém-se acrescentando um fio de trama a uma estrutura de tafetá ou sarja. Este fio surge então no meio do tecido sob a forma de laçadas, que podem ser cortadas ou aparadas. Exemplos: veludo, pelúcia, imitação de peles.
Pelo
Estrutura de brocado: nesta estrutura, um fio da trama forma um desenho sobre a superfície da estrutura de base. Este fio segue pelo avesso, de um desenho para o outro, sendo cortado no final da tecelagem. Exemplo: cambraia suíça.
Brocado
Enredamento: esta estrutura forma nós nos pontos em que se interceptam, formando uma teia. Exemplos: tule, filó, parte em rede das rendas.
EnredamentoEstrutura Gaze: estrutura de malha aberta produzida por um acessório especial acoplado no tear que altera constantemente a posição dos fios na teia, de modo que estes tomem a forma de um oito em volta dos fios da trama.
Gaze
Estrutura Cesto: variante da estrutura tafeté. Nesta estrutura cruzam-se fios duplos ou múltiplos, os quais são colocados lado a lado sem que sejam submetidos a torção. Isso torna essa estrutura mais aberta, menos firme e menos durável do que a estrutura tafetá.
Cesto
Preparação do tecido



Quando compramos um tecido geralmente os vendedores rasgam o mesmo puxando por uma das pontas e isso faz com que as beiradas fiquem desiguais, sendo preciso acertá-las.
  1. Corte a ourela com a tesoura;
  1. Puxe um fio do tecido;
  1. Corte cuidadosamente ao longo do fio puxado até atingir a outra ourela.
O tecido também pode ter sofrido alguma distorção na fábrica, de modo que a trama e o urdume não estejam perfeitamente perpendiculares. Neste caso, é preciso fazer o alinhamento dos fios.
1. Coloque o tecido sobre uma superfície plana e dobre, juntando as ourelas. Se o tecido ficar enrugado, precisa ser acertado seguindo os passos seguintes.
2. Puxe o tecido no viés em todo o seu comprimento, até que fique alinhado;
3. Passe a ferro o tecido antes de cortar.
É muito importante tomar todos estes cuidados para corrigir as distorções do tecido antes de corta-lo, porém, devemos ter conhecimento de que nem sempre é possível fazer tais correções. Alguns tecidos como os que possuem acabamento à prova d’água, vinco permanente ou forro colado, não permitem que seja feito este realinhamento da trama.
No caso de tecidos que têm a tendência para encolher ou quando se tem a intenção de fazer uma peça com dois ou mais tecidos diferentes, é aconselhável molhar estes tecidos e deixá-los secar à sombra antes de cortar. Quando o tecido estiver muito enrugado é importante passar a ferro, para que não ocorra qualquer alteração do molde.
A compra do tecido


tecidos2



Ao comprar um tecido verifique os critérios abaixo:
  • Estrutura: deve ser firme, sem fios soltos ou rompidos, de uma espessura uniforme.
  • Fios: os fios da trama devem ser perpendiculares às ourelas. Caso contrário, o tecido está desalinhado.
  • Cor: deve ser uniforme e firme. No caso de tecido estampado, verifique se há falhas na estampa.
  • Sempre ao comprar um tecido, verifique a sua composição para saber como manuseá-lo durante a confecção da peça e como passar e lavar a peça já pronta. De preferência, anote a composição do mesmo na hora da compra.



Como reconhecer o direito do tecido



Sempre devemos identificar o direito do tecido antes de cortar uma peça, pois o risco deve ser feito sempre pelo avesso. Nos tecidos que são enrolados em peça ou tubos, o direito está sempre para dentro e você deve observar isso quando estiver comprando. Outras formas de identificação são:
  • Os tecidos macios são mais brilhantes do lado direito;
  • Nos tecidos com textura, esta apresenta mais definição do lado direito e no lado avesso pode-se observar irregularidades como bolinhas ou linhas soltas;
  • Tecidos com textura no estilo brocado são mais macios do lado direito e tem fios levantados do lado avesso;
  • Nos tecidos estampados as cores são mais vivas do lado direito;
  • Geralmente a ourela dos tecidos é mais macia do lado direito;
  • Muitas malhas quando esticadas, enrolam as suas bordas para o lado direito;
  • Existem tecidos que o lado direito e o avesso são muito semelhantes, neste caso, escolha um dos lados para ser o direito e marque o avesso com giz, para não confundir.

Trabalhar Com Rendas

Como Trabalhar Com Rendas

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A renda é um tecido de trama muito aberta, geralmente combina estrutura de enredamento e bordados com ou sem relevo. As rendas podem ser leves ou pesadas.
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TIPOS



  • Leve e transparente: é delicada e flexível.
  • Pesada ou média: é mais espessa, contendo desenhos em alto relevo.
Renda chantilly – é mais tradicional e leve, não tem relevo. As de seda são mais pesadas e têm brilho, já as de algodão são mais maleáveis.
Renda de tule – esta renda tem pequenos buquês ou motivos geométricos soltos sobre sobre a transparência do tecido.

Guipure – é a mais pesada e nobre das rendas. Tem desenhos bem unidos em alto relevo que se repetem.
Sutache fios de sutache se sobrepõem à trama da renda tipo chantilly, o que faz um destacado relevo.

Filé – sobre uma rede feita à mão, os espaços vazados são preenchidos com desenhos. Pode ser feita de algodão, seda, e linho.
Bilro – totalmente artesanal, é feita em uma almofada onde agulhas são fixadas para guiar a trama.

Renascença – é uma das rendas mais valiosas, pois é feita totalmente à mão com agulha de costura.

RISCO E CORTE

  • Corte a renda procurando conservar todos os desenhos na mesma direção, de forma que haja uma continuidade sem interrompe-los;
  • O forro deve ser cortado em primeiro lugar.  Deve ser de uma cor harmoniosa com a renda e a composição de sua fibra também tem que ser compatível com a renda que será utilizada;
  • Corte a renda de acordo com o forro e transfira todas as marcações para o forro. Uma boa opção é riscar as partes do molde em papel fino, prendendo o papel à renda com alfinetes e cortar os dois juntos. Depois de cortadas as partes, retire o papel;
  • Risque cuidadosamente as partes do molde com giz sobre o forro, cortando em cima da linha riscada. Separe as partes e identifique todas do lado avesso do forro e prenda com alfinetes as partes de renda e de forro correspondentes, para não confundi-las.
  • Da mesma maneira que a renda leve deve ser cortada procurando conservar todos os desenhos na mesma direção, de forma que haja uma continuidade sem interrompe-los. Os desenhos nas costuras laterais e nos ombros devem ser harmoniosos;
  • Todas as marcas de costuras devem ser feitas pelo avesso da peça, através de alinhavos


MONTAGEM




  • Para evitar que a renda deslize ao costurar, coloque tiras de papel de seda entre o impelente e o tecido;
  • Use agulha de máquina “ponta bola” nº 11 e de mão nº 10, bem fina e longa, se a renda for fina. Se a renda for mais pesada, pode ser usada uma agulha mais grossa;
  • Se for colocar forro solto, todas as costuras feitas na renda devem ter acabamento perfeito. Para isso, pode-se recorrer a costurar debruadas;
  • Se a renda exigir forro preso, este deve ter a função de entretela, de forma que a renda se uma a ele, formando uma tela única. O forro deve ser preso à peça por meio de alinhavo diagonal, sobre uma superfície plana;
  • A bainha deve ser feita com todo o cuidado, de forma a manter o desenho na posição certa. Nas rendas pesadas, a barra pode ser recortada, aproveitando o contorno do desenho;
  • Para bainhas em renda pesada, recomenda-se uma bainha postiça. Para uma renda leve, recomenda-se a bainha em rolinho ou a aplicação de uma tira para reforçar. Pode-se ainda optar-se pela aplicação de uma renda decorativa como arremate da bainha, costurada com ponto de luva ou zig-zag. Algumas rendas permitem que se recorte o contorno dos motivos, sendo isso suficiente para o acabamento da barra.

PASSAR A FERRO




  • Proceda cautelosamente ao passar peças com renda. A temperatura do ferro deve ser correspondente à fibra;
  • A renda deve ser passada o menos possível, pelo avesso, protegida por um tecido;
  • A tábua de passar deve ser bem acolchoada, por causa da delicadeza da renda.

Entenda os Aviamentos (Botões, feixos, etc)

 

Aviamentos

Aviamentos são os materiais necessários  à conclusão de uma peça de roupa no que diz respeito à funcionalidade e/ou adorno desta peça.
A  indústria de aviamentos  está no final do elo que une a cadeia têxtil e tem papel fundamental na confecção do vestuário.ž Para desenvolver uma linha de produtos específica que estará nos desfiles da temporada, a indústria começa a produzir com pelo menos quatro meses de antecedência, para que as empresas tenham tempo suficiente de inserir os aviamentos em todas as roupas da coleção. ž žA indústria de aviamentos no Brasil evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, além de produzir materiais básicos e funcionais, ela também desenvolve aviamentos decorativos que valorizam muito as peças.
žTodos os anos, a indústria de aviamentos define suas verbas de marketing pensando nos apoios e patrocínios que serão fechados ao longo do semestre. ž žEste trabalho é feito com bastante antecedência, porque além do investimento em dinheiro, muitas empresas desenvolvem produtos exclusivos para cada estilista, demandando tempo e atenção constante de uma equipe profissional, designada só para cuidar do novo produto.
O tipo de tecido da roupa determina os tipos de aviamentos a serem utilizados. Para peças leves, deve-se escolher aviamentos leves e peças de tecidos mais encorpadosaceitam aviamentos um pouco mais pesados. Grande parte das peças de vestuário necessitam de algum tipo de aviamento, por isso é fundamental que o designer conheça o que o mercado oferece. Existem duas categorias de aviamentos:
De complemento:são botões, elásticos, cordonês, entretelas, etc; ž
Decorativos:galões, etiquetas, franjas, ilhoses, bordados, miçangas, entre outros.

Zíper – o zíper é um aviamento muito utilizado e são encontrados diversos tipos no mercado, caracterizando-se quanto ao material de que é fabricado, quanto à sua estrutura e quanto ao modelo, determinando um tipo de zíper para cada finalidade. A medida do zíper é em centímetros (cm).
Quanto ao material, podem ser:
  • ž žSintético com dentes de nylon –  é um zíper leve e mais delicado, utilizado em roupas de tecidos de leves à médios.
Zíper de material sintético com os dentes de nylon
Zíper de material sintético com dentes de nylon
  • De algodão com dentes de metal – é um zíper mais pesado, por causa do metal. É utilizado em roupas de tecidos médios a pesados.
Zíper de algodão
Zíper de algodão com os dentes de metal
Quanto à estrutura, podem ser:
  • žFino – pode ser tanto sintético quanto de algodão. O que o torna mais fino são os dentes que são menores.   ž ž ž ž
Zíper fino para peças mais delicadas
Zíper fino para peças mais delicadas
  • Médio – pode ser sintético ou de algodão e os dentes são um pouco maiores do que no zíper fino.
Zíper de largura média
Zíper de largura média
  • Reforçado – como o nome já diz, os dentes deste tipo de zíper são bem reforçados. Destina-se a roupas de tecidos pesados. Também pode ser fabricado em material sintético ou de algodão.
Zíper com os dentes reforçados, para peças de tecidos pesados
Zíper com os dentes reforçados, para tecidos pesados
Quanto ao modelo, podem ser:
  • žžComum – é o zíper médio, aquele que se adéqua à maioria das peças de roupa casuais, usadas no dia-a-dia. É o mais vendido no mercado. ž ž ž
Zíper comum, o mais vendido no mercado
Zíper comum
  • Invisível – é um zíper extremamente delicado, indicado para roupas igualmente delicadas. Os seus dentes ficam para o lado interno, fazendo com que o zíper não fique visível no lado externo da roupa. É fabricado em material sintético.
Zíper invisível
Zíper invisível
  • žAparente (encaixe) – é um zíper pesado, podendo ser fabricado em material sintético ou algodão. A sua particularidade é que tem um sistema de encaixe na parte inferior, que permite soltar as duas partes do zíper. Muito utilizado para agasalhos esportivos, mas também é bastante utilizados em peças de moda.
Zíper de encaixe
Zíper de encaixe


Botões Costuráveis ž ž- a sua principal característica é que tem furos para passar a linha e podem ser pregados à mão ou à máquina. O sistema de fechamento é através de casas feitas no tecido. Abaixo alguns tipos desses botões. A medida desse tipo de botão é em polegadas (“) ou milímetros (mm).
  • Botão bombê ou forrado – é um botão composto de duas partes, sendo uma base ou pé com furos para passar a linha e a parte superior, feita geralmente em alumínio, que é forrada com o próprio tecido da roupa e prensado em uma máquina. Para esse processo utilizam-se matrizes, que variam conforme o tamanho do botão.
Botão bombê
Botão bombê
Matrizes de botão bombê
Matrizes de botão bombê
  • Botão de massa – botões feitos de materiais sintéticos, podem ter os mais diversos formatos e cores.
Botão de massa
Botão de massa
  • Botão de acrílico – geralmente são um pouco transparentes, podendo ser perolados. São botões muito resistentes.
Botão de acrílico
Botão de acrílico
  • Botão de metal – são fabricados em ferro, latão ou ligas metálicas mistas, pois estas barateiam o produto e alguns metais misturados ao ferro evitam a oxidação, um problema muito inconveniente.
Botão de metal
Botão de metal
  • Botão de madeira – podem ser artesanais ou industrializados. Em geral necessitam de um tratamento para evitar fungos e manchas no tecido.
Botão de madeira
Botão de madeira
  • Botão de poliéster – esses botões são muito comuns na camisaria. Entre eles estão os famosos botões rajados na clássica camisa pólo.
Botão de poliéster
Botão de poliéster
  • Botão de material reciclado – já são feitos botões partir de papel reciclado, sêmola de batata, milho, marfim-vegetal, algodão, restos de madeira, plantas e frutos. žEstes botões ecológicos biodegradáveis são fabricados em Portugal pela Louropel, empresa portuguesa que detêm uma “tecnologia patenteada única no mundo” e é a maior fabricante mundial de botões.
Botão reciclado
Botão reciclado
Botões de pressão ž ž- não são presos à roupa com linha, mas por  prensagem não precisam de casas, pois fecham por um sistema de encaixe por pressão. Para a colocação desse tipo de botão é necessário ter uma máquina própria e para cada tipo e tamanho existem matrizes diferentes. São feitos de diferentes materiais:
  • Ferro ou latão – são botões destinados a peças esportivas feitas em tecidos médios ou pesados. Atualmente a maioria dos botões metálicos são fabricados de ligas, ou seja misturas de diferentes metais.
Pressão de ferro
Pressão de ferro
Botão de pressão de latão
Botão de pressão de latão
  • Plástico – são muito utilizados em roupas sportwear devido à sua praticidade.
Botão de pressão de plático
Botão de pressão de plático
Botões Fixos e Flexíveis ž – são os botões usados nas peças jeans. São botões de pé, para facilitar o abotoamento. Para tecidos mais pesados utiliza-se o botão flexível, que tem uma base móvel, para que o ato de abotoar seja mais facilitado ainda.
Botão fixo
Botão fixo
Botão flexível
Botão flexível
Botão aplicado no jeans
Botão aplicado no jeans
Botões Invisíveis – esses botões são geralmente metálicos e têm um ímã interno, fazendo com que as duas partes se unam facilmente. É muito utilizado em acessórios como bolsas, pois é prático e não aparece do lado externo.

Botão invisível
Botão invisível



Partes do botão invisível
Partes do botão invisível
Elástico – o elástico tem uma estrutura de trançado que pode ter em sua composição fios de algodão ou sintéticos, juntamente com fios de borracha ou outras fibras elásticas. A sua medida é em milímetros(mm). Os elásticos classificam-se em três tipos principais:

  • žDe embutir ž – elásticos que ficam escondidos, embutidos na roupa. Esses elásticos são achatados e podem ter várias larguras.
Elástico de embutir
Elástico de embutir
  • žExternos ou aparentes (decorados) ž – são feitos para aparecer e por isso são estampados e coloridos.
Elásticos aparentes
Elásticos aparentes
  • žRoliços (lastex, silicone) – os lastex são utilizados para franzir o tecido, costurando com linha e com o próprio elástico. Há também os elásticos roliços muito utilizados no segmento surfwear.
Elásticos roliços
Elásticos roliços
Lastex
Lastex
Cordões - podem ter uso decorativo ou funcional, no caso de ajustar a roupa. São oferecidos em diversos modelos, composições e espessuras.
Cordões
Cordões
Velcros - são utilizados para fechamentos, oferecendo bastante praticidade com o seu sistema de aderência. Disponíveis em várias cores e larguras.
Velcro
Velcro
Ponteiras - podem ter a função de ajuste ou simplesmente de decorar as pontas de cordões.
Ponteiras
Ponteiras
Colchetes – são ganchos de metal usados para fechamentos. Podem ser de gancho ou de pressão.
  • Colchete de Gancho – são peças simples de metal em forma de gancho, sendo um lado macho e o outro fêmea. São usados em peças de atelier e e de alfaiataria e são costurados à mão, excerto o colchete de cós de calça, que é preso no tecido por garras. Os colchetes também podem vir já aplicados em fitas de tecidos, que são utilizadas para fechamento de peças.
Colchetes de gancho
Colchetes de gancho
Fita de colchetes
Fita de colchetes
  • Colchete de pressão – são semelhantes aos botões de pressão, mas são costurados à mão. São compostos por duas peças, macho e fêmea. Por serem pequenos e delicados são utilizados em peças de atelier e infantis.
Colchete de pressão
Colchete de pressão
Rebites - são peças metálicas usadas para reforçar cantos de peças esportivas como a calça jeans, mas também muito utilizados apenas como decoração.
Rebites aplicados
Rebites aplicados no bolso trazeiro
Ilhós – são pequenos círculos de metal aplicados aos tecidos por pressão. São usados para passar cordões, cadarços e fitas, ou simplesmente com função decorativa. Podem ser fabricados em vários tipo de metais em variados tamanhos, cores e modelos. Para a sua aplicação é necessário o uso de matrizes que variam de acordo com o tamanho do ilhós. Os ilhoses também podem vir já aplicados em tiras de tecido, que são utilizadas para o fechamento de peças.
Ilhoses
Ilhoses
Matriz para ilhós
Matriz para ilhós
Fita com ilhoses
Fita com ilhoses
Fivelas, passadores e argolas – são peças metálicas funcionais ou decorativas oferecidas com grande variedade pelos fabricantes.
FivelasArgolas
Termo colantes - são aviamento decorativos fixados no tecido em prensas com altas temperaturas. Extremamente práticos, são encontrados em variados motivos e tamanhos.
Termo colantes
Termo colantes
Patches – são aviamentos geralmente pintados ou bordados que são aplicados ao tecido com costuras ou colados. Oferecem um alternativa prática de detalhamento, sem ter que mandar a peças para o bordado ou para a serigrafia.
Modelos de patches
Modelos de patches
Aviamentos decorativos - este tipo de aviamento tem a única função de adornar a peça. Encontramos uma infinidade de tipos nas lojas especializadas. Alguns tipos mias comuns são:
  • Passamanarias – vendidas em grande variedade, para enfeitas as peças de acordo com a imaginação do estilista.
Passamanarias
Passamanarias
  • Galões – tiras bordadas com variados motivos e larguras.
Galão
Galão
  • Franjas – disponíveis em variadas composições, larguras e espessuras de fios.
Franjas
Franjas
  • Paetês – tiras com aplicação de lantejoulas, disponíveis em várias espessuras e cores.
Paetês
Paetês
  • Passa-fitas – tira com orifícios para se passar fitas, disponíveis em várias larguras e modelos.
Passa fitas
Passa fitas
  • Bordados – disponíveis em composição de algodão puro ou misto com fio sintético, em várias larguras. É um aviamento muito antigo apreciado até hoje.
Bordados
Bordados
  • Fitas – disponíveis em várias larguras, cores e composições.
Fitas
Fitas
  • Soutache – é tipo de galão fino decorativo com uma  cavidade central onde é passada a costura que o prende ao tecido. É muito utilizado em roupas para esconder costuras externas e também em uniformes militares.
Soutache
Soutache
  • Vivos – são utilizados entre as costuras para dar um detalhes contrastante.
Vivo
Vivo
Vivo aplicado
Vivo aplicado