sábado, 24 de agosto de 2013

Criador de valor acrescentado


 

 

Obviamente todas as ocupações irão criar valor acrescentado. Pode ser hardware: Baker transforma farinha no pão, o marceneiro transforma a árvore no mobiliário, o designer transforma uma revista de colocação-página de texto. Há entre os artesãos.

 

Pode ser intangível: quando um designer reforça a imagem de uma empresa que trabalha na sua identidade visual, logotipo por exemplo vai transmitir uma imagem de seriedade e desempenho que dará uma vantagem competitiva para o concorrente e, portanto, vai se transformar em receitas...

 

O exemplo mais conhecido do público em geral é a de maçã. Senão, como explicar que pela sua concepção aproximar o sucesso de seus produtos, vendidos por 30 a 40% mais cara do que aqueles com qualidade equivalente, os concorrentes? Também não é surpreendente que as marcas entrem empresas intangível...

 

Se você não está convencido do valor intangível que você traz para seus projetos, então, não deve ser surpreendido não ganham dinheiro suficiente. Não estou dizendo isso para que a moralidade, comecei sem ter outra ambição do que a de coisas 'desenhar'. A passagem do tempo, percebi que é mais interessante, útil e econômica para «desseine» (inventei a palavra?) coisas ' desenhar '.

 

Se um segmento de mercado, nosso trabalho produz Reino de valor acrescentado para os nossos clientes. Em outros setores, nosso trabalho pode produzir ligação social, reflexão, etc. Lá não só dinheiro na vida! Portanto, fazemos uma profissão em grande parte intelectual! Mas não gostamos de ser intelectual, é assustador, é pretensioso. Ainda, o designer não é definido pelo seus óculos quadrados de intelectual? :-)

 Mais a sério, são suas criações não protegidas pelo código da propriedade intelectual?

 

História da palavra "Design".

 

Geralmente pensamos que o projeto de termo é um anglicismo. É (quase) errado.

 Alain Rey, em seu dicionário histórico da língua francesa, explica que é uma palavra de 'design internacional', resultante do cruzamento de várias línguas, incluindo o francês.

 

 » PROJETO n.m. é um empréstimo (1959) de desenho inglês, ' planejar uma obra de arte ' primeiro (século XVII), empregado nos Estados Unidos com o significado de 'projeto decorativo estendido para objetos utilitários'. A origem da palavra é design francês (→ draw) que significa tanto "desenho" e "mas" até o século XVII. »

 

Portanto, uma palavra que entrou o dicionário de francês em 1959. É uma palavra jovem tempo atribuída para a única disciplina de "desenho industrial" ou "objeto do projeto. Portanto, para a maioria das pessoas ser designer é desenhar como cadeiras de Starck. Desculpa, é uma palavra que pode aparecer com a era industrial. Portanto, tudo deve antecipar a montante da fabricação de um objeto. Antes disso, o objeto "feito à mão" sempre poderia evoluir com o arenito de sua fabricação. No entanto, na presente época engenheiro industrial reina supremo, é ele que suporta as coisas.

 Vai ser dos anos 1920-1930, para ver o conceito de design. Na Alemanha, com W. Gropius e a Bauhaus, para os Estados Unidos na França com Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.

 

Há outra visão que iniciou o projeto para a idade da pedra, quando o homem começou a transformar a natureza. Nesta visão, a mesma arquitetura de design, se encaixa na longa evolução das sociedades e culturas e não está ligado apenas a era industrial.

 

Orgulho de ser um designer

 

Por que procurar definir a expressão 'designer'?

 Porque parece-me importante para definir o seu negócio para ser capaz de praticá-lo corretamente.

 Parece-me importante para reivindicar um verdadeiro estatuto de designer profissional, social, jurídico.

 AAlliance Française des Designers tentando fazer isso há 10 anos. Encorajo-vos a ajudar.

 

Por exemplo, para mostrar o atraso das atitudes sobre esta questão, "designers gráficos" dependem da "casa dos artistas"! Da mesma forma como pintores, escultores... Para retornar ao primeiro parágrafo do presente artigo, não me surpreende que designers para nós artistas!

 

Portanto, é necessário defender o reconhecimento da profissão de 'designer'.

Sem comentários:

Enviar um comentário