quinta-feira, 15 de agosto de 2013

dicas de moda e looks para gordinhas

 Durante o Renascimento, no século XV, as gordinhas, de coxas grossas e formas arredondadas eram o ideal de beleza. Podemos conferir essa valorização em quadros de pintores famosos como do italiano Sandro Botticelli e Ticiano Vicellio, que geralmente retratavam suas musas nuas e sempre com dimensões avantajadas.
 
Os europeus acreditavam que o acúmulo de gordura protegia as mulheres da baixa temperatura e as tornava mais resistentes a doenças, resultando em mães saudáveis e com energia para sobreviver ao parto e com maior imunidade.
 
 Entretanto, com a Revolução Industrial, a mulher entrou no mercado de trabalho e as magras logo passaram a ser vistas como mais ágeis e produtivas nas fábricas.
 
Depois, nos anos 90, foi o auge de modelos magérrimas com aparência quase anoréxica, como Kate Moss, o que fez muitas mulheres prejudicarem a saúde para alcançar esse perfil.
 
 
 Hoje, as magras ainda reinam, mas há uma disputa por preferência entre as bem magras e as que possuem uma aparência mais saudável.
 
 E as gordinhas, onde ficam nessa história?
 
 Pois é, ser gordinha nos dias de hoje não é nada fácil. A começar pelas compras, pois muitas lojas não vendem tamanhos maiores.
 
E a grande reclamação desse grupo é que as que possuem essa grade, geralmente criam roupas sem graça e de “velha”.
 
 Em marcas como C&A, Renner e Marisa podemos encontrar modelos grandes e atuais.
 
 Vocês, queridas Levitantes, estão acima do peso e têm dúvidas para se vestir?
 
 Pois bem, eu, Maria angélica, vou dar algumas dicas de moda para gordinhas, em um post recheado de looks para gordinhas.
  • Colorida
Preto emagrece. Nós mulheres praticamente crescemos ouvindo essa frase.
 
 
Não deixa de ser verdade, mas as gordinhas podem sim aderir às outras cores.
 
Basta ter algumas cartas na manga: peças com decote em V, marcação império e cintura mais alta são ótimas pedidas.
 
Um blazer por cima, seja ele colorido ou preto, acinturado e levemente comprido dá uma afinada no shape.
 
Mas se vocês preferem não arriscar tanto no look, apenas dê uns toques de cores com acessórios, como uma bolsa de mão para não agregar volume ao corpo e lenços coloridos ou estampados que vão chamar atenção para o seu rosto.
coloridas
  • Blazer acinturado
O blazer é uma peça versátil.
 
Pode ser usado tanto para trabalhar como para um passeio. Ao ser colocado sob uma blusa contrastante, emagrece visualmente, pois cria uma linha vertical e é uma ótima pedida nos looks para gordinhas.
 
Complementem com um sapato da mesma tonalidade da calça e terão pernas mais longas.
 
 
Dicas de moda e looks para gordinhas
  • Blusa comprida
Blusas e blazers com modelagem um pouco mais comprida são ótimos para dar uma afinada no corpo.
 
Geralmente as pessoas acima do peso têm o quadril mais largo e a peça cobrindo essa região dá uma boa disfarçada no volume.
 
 
Dicas de moda e looks para gordinhas - blusa comprida
  • Evasê
Tecidos encorpados como algodão e sarja em modelagem evasê também são ótimos para disfarçar um quadril mais amplo, pois não marcam a silhueta e nem são soltos demais.
 
Aproveitem para usar uma peça estampada ou de cor forte.
 
 
Dicas de moda e looks para gordinhas - evase
  • Cintura alta
A cintura alta é uma grande aliada das gordinhas.
 
Além de dar uma segurada na barriga, ela modela o corpo e dá uma afinada na cintura (para as magrinhas também é um ótimo recurso, pois cria curvas).
 
Usem uma calça, short ou saia com uma blusa mais soltinha e será sucesso garantido!
Dicas de moda e looks para gordinhas - cintura alta
  • Vestido acinturado
Vestido muito justo não é a melhor opção de look para gordinhas.
 
Costuma evidenciar e às vezes até dá a impressão de aumentar um pouco o volume.
 
 Largo demais também não é bom.
 
 Engorda e confere uma silhueta quadrada.
 
Escolha um modelo um pouco mais soltinho e marque levemente a cintura com um cinto ou uma faixa. Esse truque vai deixar o visual mais harmônico e com as curvas nos lugares certos.
Dicas de moda e looks para gordinhas - vestidos acinturados
  • Estampa
Aí está outro tabu!
 
 Muitas mulheres mais cheinhas passam longe dessas roupas.
 
 
 Mas não precisam, é só saber usar. Uma dica básica: peças estampadas com fundo escuro diminuem o tamanho, e com fundo claro aumentam.
 
 O mesmo vale para estampas grandes, que não valorizam as gordinhas, mas podem ir fundo nas miúdas! Elas estão liberadas!
 
Ainda há outros pontos: as estampas chamam bastante atenção para a parte do corpo em que está situada, então aproveitem para usar esse truque a favor de vocês e disfarçar o que mais incomoda. Por exemplo, se a região que vocês menos gostam são os seios grandes e barriga avantajada, combinem uma calça estampada com camisa escura.
 
 
Desenhos florais pequenos e pois ficam  melhor enquanto flores grandes e print geométrico aumentam.
 
 A explicação está no efeito ótico criado pelo contorno das formas que fica mais visível pelo reflexo da cor mais clara e pela sombra das curvas projetadas no tecido.
 
O cérebro acaba vendo o perfil corporal no mesmo formato, o que torna a silhueta visualmente mais redonda.
Dicas de moda e looks para gordinhas - estampa
  • Festa
Muitas vezes é difícil achar uma roupa de festa que valorize o corpo de uma gordinha. Geralmente os trajes são bem decotados em todos os lugares como seios, costas, braços e até na cintura!
 
Mas há espaço para todas.
 
Que tal uma manguinha?
 
 Comprida ou curta dá uma disfarçada naquele braço maiorzinho, fica elegante e de quebra faz vocês parecerem mais magras. Tecidos estruturados também caem super bem porque não marca o corpo. E não pensem que só o preto está permitido.
 
O importante é a modelagem!
 
Ela vai dar o tom do seu shape. Escolham um modelo acinturado e fiquem atentas aos detalhes. O drapeado, por exemplo, em excesso pode ser um desastre e criar volume demais. Ou então, como no caso da imagem abaixo, pode ser um aliado ao redesenhar o corpo.
 
E para uma festa mais chique, vale à pena investir em uma cinta modeladora.
 
 
Dicas de moda e looks para gordinhas - festa
  •  Acessório
Os acessórios podem dar aquela ajuda básica. Brincos coloridos e lenços chamam a atenção para o rosto, mas o grande truque é o colar comprido que além de criar um ponto de foco no centro do corpo e tirar a atenção de partes normalmente maiores, ainda alonga a silhueta. Podem fazer o teste em frente ao espelho com e sem o colar e vão ver a diferença.
 
 
 
Dicas de moda e looks para gordinhas - colar
  •   Maiô
Este ítem não poderia faltar. Já viram alguma mulher acima do peso na praia ou piscina sem o indefectível maiô preto?
 
 Caso vocês tenham notado, tiveram sorte, porque eu nunca vi!
 
 
Sempre fiquei incomodada ao sentir que muitas dessas mulheres acham que só esse traje de banho está permitido.
 
Que bobagem! Está certo que ficamos quase nuas de maiô e a possibilidade de disfarçar algo é bem menor, mas sempre há detalhes a nosso favor como drapeados que modelam a cintura e alças mais largas.
 
 E se o maiô for estampado, usem um com fundo na cor preta. Esse da imagem abaixo com a lateral lisa é incrível, pois faz parecer que a cintura é mais fina.
Dicas de moda e looks para gordinhas - maio
  • Biquíni
Ficaram animadas com o maiô e querem ir mais longe? Por que não um biquíni? Alças largas são fundamentais para dar sustentação aos seios, que aliás, devem estar bem cobertos.
 
 
 E novamente a cintura alta marca presença. Além de disfarçar as gordurinhas da barriga e pneus e modelar o corpo, ainda confere um ar vintage super charmoso.
Dicas de moda e looks para gordinhas - biquini
  •  Nem toda regra é válida
O mais importante é vestir a roupa para ver se cai bem em seus corpos. As dicas de looks para gordinhas são úteis para se ter uma noção, para serem um guia, mas não devem ser uma imposição. Vocês precisam ver o que funciona em seus corpos.
 
 Afinal, existem gordinhas de todo tipo: com quadril largo, pernas grossas e pouco volume da cintura pra cima, ou grande em cima, com braços maiores, pernas mais finas e pouco bumbum.
 
 E ainda tem aquela com tudo avantajado, como seios grandes, braços, coxas, barriga e bastante quadril. Não gosto quando ouço algo como “jamais use listras na horizontal, pois aumenta! Prefira na vertical que alonga!”.
 
Realmente, a tendência é criar essa ilusão de ótica, mas nem sempre é assim. Vocês tem que provar a peça com as listras na horizontal, ir para a frente de um espelho e ver se cai bem.
 
 E às vezes fica bom mesmo! Portanto meninas, não esqueçam: confiem em vocês mesmas, gostem do corpo de vocês e usem as dicas como uma ajuda, e não como uma imposição.
 
Peguem as dicas, vão para a frente do espelho e assim vocês vão aprender o que valoriza seus corpos. E para provar que nem toda regra é válida selecionei umas imagens de peças “proibidas” para gordinhas, como um vestido com listras na horizontal (lembram do truque do casaco comprido por cima?), também esse vestido bem larguinho e fluído com fundo branco (reparem nas estampas miúdas concentradas principalmente no colo que é a parte mais magra do corpo e ainda chama atenção para o rosto) e ainda nessa outra imagem com um vestido em fundo branco e estampas geométricas (a manga comprida e a cintura marcada com um cinto fino são ótimos aliados). Viram como dá para dar um jeitinho em tudo?
Dicas de moda e looks para gordinhas - regra
E aí, meninas? Já se sentem mais à vontade para expandir o guarda-roupa? Gostaram das opções de looks para gordinhas? COMENTE!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário