domingo, 25 de agosto de 2013

Etapas da Moda

Não adianta…ninguém pode ensinar a criar moda, mas pode mostrar o caminho a ser seguido.

Pesquisar moda pode parecer uma tarefa um pouco vaga ou algo muito previsível, afinal, as tendências vêm e vão e tudo parece se repetir. Mas como fazer uma pesquisa consistente que faça a diferença no seu projeto de coleção?
Então vamos ao caminho das pedras…
 
 
Conheça o assunto:
 
É preciso pesquisar muito para ter boas idéias. Procure ter conhecimento sobre história, artes e a maior quantidade de assuntos que for possível. Isso pode render muitas visitas a museus, galerias, passeios, horas na internet, mas valerá muito à pena. Também é interessante conhecer o trabalho de outros designers, não para copiar suas idéias, mas para se atualizar sobre o que está sendo feito no mercado.
 
 
Encontre um tema
 
Ter um tema mantêm o designer no foco, deixa o trabalho coeso. O tema pode ser de um assunto literal, até uma idéia abstrata. Procure ver as coleções de outros designers e a maneira como estes trabalharam os seus temas. Para se escoher um tema vale tudo, desde revisitar épocas passadas, explorar a arquitetura, obras artísticas, culturas diversas ou escolher assuntos diversos como elementos da natureza e até temas mais abstratos e subjetivos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Forme um conceito
 
Conceito é o que podemos chamar de “o espírito” da coleção. São os valores que essa coleção traz, que são intrínsecos às criações. Resuma o conceito a algumas palavras-chave.
 
 
 
 
 
PALAVRAS CHAVE:1. COMUNICAÇÃO 2. MODA 3. IMPRENSA 4. MULHER
 
Palavras chave:
 
Comunicação, moda, imprensa, mulher....
 

Pesquisa fontes
 
O lugar mais fácil para se iniciar uma pesquisa é a internet, onde pode-se fazer um levantamento de imagens, livros e lugares a serem visitados para aprofundar o conhecimento sobre o tema escolhido. Depois é interessante ir a alguns lugares para vivenciar algumas situações para aguçar a criatividade e acumular experiências que depois se converterão em boas idéias. As fontes de pesquisa dependerão do tema e do conceito escolhido.
 


 

Faça um book de pesquisa
 
Alguns designers juntam fotografias, recortes, amostras de materiais e esboços que serão inspirações para as suas criações. Uma boa maneira de organizar esses materias é colecionálos em um book de pesquisa, que possa ser levado a qualquer lugar e onde se possa fazer colagens, anotações e esboços rapidamente. O objetivo não é uma caderno extremamente organizado, as imagens e anotações podem ser colocadas aleatoriamente para que gerem novas idéias e possa ser sempre revisitado.


 
 
 
Faça um painel de inspiração
O painel de inspiração geralmente é feito de colagens de imagens, podendo conter também amostras de materiais e de cores, bem como esboços e desenhos e até palavras-chave. Um painel pode ser feito manualmente ou no computador e quantas vezes forem necessárias até se chegar à uma idéia que traduza suscintamente o conceito que se pretende passar.
 
 




 
Faça muitos esboços
 
Os surgimento das primeiras idéias pode ser um pouco frustrante, afinal quando não temos intimidade suficiente com o conceito encontramos alguma dificuldade em traduzí-lo para o papel. Por isso é tão importante desenhar muitos esboços, tanto para amadurecer as idéias, como também para explorar o maior número de possibilidades para cada elemento de estilo que se pretende trabalhar em cada família. Os esboços não têm compromisso com perfeição, apenas devem deixar clara a idéia que se quer transmitir para cada peça.





 
 
 
Defina as silhuetas
A definição da silhueta é considerada fundamental na tomada de decisão de que tipos de peças formarão a coleção. É importante refletir que partes do corpo serão realçadas e que tipos de estruturas as roupas terão e porque. Tudo isso deve estar de acordo com o conceito que se pretende passar.
 





 
 
Defina a proporção e as linhas
A proporção da roupa é definida a partir da silhueta. Ao passo que a silhueta é a concepção completa da roupa, ou o todo, a proporção pode ser considerada as partes, ou seja, as linhas, que podem ser horizontais,  verticais, diagonais ou curvas. Além disso deve-se pensar nos blocos de tecidos, ou seja, cada parte que compõe a peça. A linha de uma roupa geralmente está relacionada ao seu corte e à localização de costuras, pences e os recortes.
 
 
 
 


 
Defina os detalhes
Os detalhes da roupa podem ser decisivos para atrair os olhares e fazer com que as pessoas tenham interesse em experimentá-la e consequentemente, possuí-la. Deve-se pensar nos detalhes como uma consideração prática de que tipo de fecho, bolso, botão ou qualquer outro elemento escolher para que a roupa assuma uma identidade única e se torne atraente.









Defina os tecidos, as texturas e as cores
É imprescindível ao designer de moda conhecer tipos de tecidos, as diferentes texturas e estar a par das cores da estação. Isso porque é importante pensar na disponibilidade de matéria-prima para a confecção das peças da coleção. Além disso cada um desses itens devem estar em armonia com o todo da coelção, ou seja, o seu conceito.


 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário