Todos falam em tendências de moda, mudança de estações, lançamento de coleções. Mas você sabe o que realmente significam estes termos?
Se você acha que essas coisas só interessam aos estilistas, é bom rever os seus conceitos, pois entendendo o ciclo da moda você poderá planejar melhor suas compras e ter mais autonomia quando o assunto é estar na moda.
É sempre bom lembrar que nem toda tendência combina com o seu estilo, é preciso filtrar e pensar bem antes de comprar!
A moda é ao mesmo tempo uma tendência humana de diferenciação, imitação, desejo de aceitação e necessidade de mudança.
Por isso a moda é um fenômeno tão efêmero e passageiro. Para alavancar as vendas no setor de vestuário, as marcas lançam periodicamente suas coleções.
Segundo Rech (2002:68), coleção “é um conjunto de produtos, com harmonia do ponto de vista estético ou comercial, cuja fabricação e entrega são previstas para determinadas épocas do ano”.*
As coleções são criadas após uma pesquisa de tendências. Estas tendências são elaboradas segundo os artigos que serão lançados principalmente pela indústria têxtil.
Muitos profissionais estão envolvidos nas pesquisas de novos tecidos e novos pigmentos para dar cores a esses tecidos, além de outras tecnologias envolvidas na produção de roupas.
Para acompanhar todas as mudanças e caprichos da moda, a Indústria estabeleceu um calendário que até hoje é seguido nas principais capitais do mundo. Esse calendário é baseado nas estações do ano, pois a indústria percebeu que era na época de mudanças de estação que as pessoas procuravam comprar novas peças de roupas, para se adequar às variações climáticas.
Tudo isso começou no século XIX com o estilista Charles Worth (1826–95). Ele instituiu a alta-costura e sentiu a necessidade de mostrar as suas criações ao público, promovendo os lançamentos das coleções divididos em duas temporadas.
Após difundir a alta-costura, Worth propôs um sistema para os lançamentos da moda que concentrava a criação e a divulgação das novidades duas vezes ao ano, acompanhando as estações climáticas, primavera/verão e outono/inverno.
Este calendário serve para planejar o que está sendo vendido no presente e o que será lançado no futuro. Veja o exemplo abaixo baseado no livro Inventando Moda de Doris Treptow:
MÊS | COLEÇÃO EM VENDAS |
Janeiro | Promoção das peças que sobraram da coleção de alto-verão(fim de ano) |
Fevereiro | Promoção das peças que sobraram da coleção de alto-verão(fim de ano) |
Março | Lançamento da coleção de outono |
Abril | Venda da coleção de outono |
Maio | Lançamento da coleção de inverno |
Junho | Venda da coleção de inverno |
Julho | Promoção das peças que sobraram da coleção de outono/inverno |
Agosto | Promoção das peças que sobraram da coleção de outono/inverno |
Setembro | Lançamento da coleção de primavera |
Outubro | Lançamento da coleção de verão |
Novembro | Lançamento da coleção de alto verão e festa (fim de ano) |
Dezembro | Venda da coleção de alto verão e festa (fim de ano) |
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