Aviamentos

Aviamentos são os materiais necessários  à conclusão de uma peça de roupa no que diz respeito à funcionalidade e/ou adorno desta peça.
A  indústria de aviamentos  está no final do elo que une a cadeia têxtil e tem papel fundamental na confecção do vestuário.ž Para desenvolver uma linha de produtos específica que estará nos desfiles da temporada, a indústria começa a produzir com pelo menos quatro meses de antecedência, para que as empresas tenham tempo suficiente de inserir os aviamentos em todas as roupas da coleção. ž žA indústria de aviamentos no Brasil evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, além de produzir materiais básicos e funcionais, ela também desenvolve aviamentos decorativos que valorizam muito as peças.
žTodos os anos, a indústria de aviamentos define suas verbas de marketing pensando nos apoios e patrocínios que serão fechados ao longo do semestre. ž žEste trabalho é feito com bastante antecedência, porque além do investimento em dinheiro, muitas empresas desenvolvem produtos exclusivos para cada estilista, demandando tempo e atenção constante de uma equipe profissional, designada só para cuidar do novo produto.
O tipo de tecido da roupa determina os tipos de aviamentos a serem utilizados. Para peças leves, deve-se escolher aviamentos leves e peças de tecidos mais encorpadosaceitam aviamentos um pouco mais pesados. Grande parte das peças de vestuário necessitam de algum tipo de aviamento, por isso é fundamental que o designer conheça o que o mercado oferece. Existem duas categorias de aviamentos:
De complemento:são botões, elásticos, cordonês, entretelas, etc; ž
Decorativos:galões, etiquetas, franjas, ilhoses, bordados, miçangas, entre outros.

Zíper – o zíper é um aviamento muito utilizado e são encontrados diversos tipos no mercado, caracterizando-se quanto ao material de que é fabricado, quanto à sua estrutura e quanto ao modelo, determinando um tipo de zíper para cada finalidade. A medida do zíper é em centímetros (cm).
Quanto ao material, podem ser:
  • ž žSintético com dentes de nylon –  é um zíper leve e mais delicado, utilizado em roupas de tecidos de leves à médios.
Zíper de material sintético com os dentes de nylon
Zíper de material sintético com dentes de nylon
  • De algodão com dentes de metal – é um zíper mais pesado, por causa do metal. É utilizado em roupas de tecidos médios a pesados.
Zíper de algodão
Zíper de algodão com os dentes de metal
Quanto à estrutura, podem ser:
  • žFino – pode ser tanto sintético quanto de algodão. O que o torna mais fino são os dentes que são menores.   ž ž ž ž
Zíper fino para peças mais delicadas
Zíper fino para peças mais delicadas
  • Médio – pode ser sintético ou de algodão e os dentes são um pouco maiores do que no zíper fino.
Zíper de largura média
Zíper de largura média
  • Reforçado – como o nome já diz, os dentes deste tipo de zíper são bem reforçados. Destina-se a roupas de tecidos pesados. Também pode ser fabricado em material sintético ou de algodão.
Zíper com os dentes reforçados, para peças de tecidos pesados
Zíper com os dentes reforçados, para tecidos pesados
Quanto ao modelo, podem ser:
  • žžComum – é o zíper médio, aquele que se adéqua à maioria das peças de roupa casuais, usadas no dia-a-dia. É o mais vendido no mercado. ž ž ž
Zíper comum, o mais vendido no mercado
Zíper comum
  • Invisível – é um zíper extremamente delicado, indicado para roupas igualmente delicadas. Os seus dentes ficam para o lado interno, fazendo com que o zíper não fique visível no lado externo da roupa. É fabricado em material sintético.
Zíper invisível
Zíper invisível
  • žAparente (encaixe) – é um zíper pesado, podendo ser fabricado em material sintético ou algodão. A sua particularidade é que tem um sistema de encaixe na parte inferior, que permite soltar as duas partes do zíper. Muito utilizado para agasalhos esportivos, mas também é bastante utilizados em peças de moda.
Zíper de encaixe
Zíper de encaixe


Botões Costuráveis ž ž- a sua principal característica é que tem furos para passar a linha e podem ser pregados à mão ou à máquina. O sistema de fechamento é através de casas feitas no tecido. Abaixo alguns tipos desses botões. A medida desse tipo de botão é em polegadas (“) ou milímetros (mm).
  • Botão bombê ou forrado – é um botão composto de duas partes, sendo uma base ou pé com furos para passar a linha e a parte superior, feita geralmente em alumínio, que é forrada com o próprio tecido da roupa e prensado em uma máquina. Para esse processo utilizam-se matrizes, que variam conforme o tamanho do botão.
Botão bombê
Botão bombê
Matrizes de botão bombê
Matrizes de botão bombê
  • Botão de massa – botões feitos de materiais sintéticos, podem ter os mais diversos formatos e cores.
Botão de massa
Botão de massa
  • Botão de acrílico – geralmente são um pouco transparentes, podendo ser perolados. São botões muito resistentes.
Botão de acrílico
Botão de acrílico
  • Botão de metal – são fabricados em ferro, latão ou ligas metálicas mistas, pois estas barateiam o produto e alguns metais misturados ao ferro evitam a oxidação, um problema muito inconveniente.
Botão de metal
Botão de metal
  • Botão de madeira – podem ser artesanais ou industrializados. Em geral necessitam de um tratamento para evitar fungos e manchas no tecido.
Botão de madeira
Botão de madeira
  • Botão de poliéster – esses botões são muito comuns na camisaria. Entre eles estão os famosos botões rajados na clássica camisa pólo.
Botão de poliéster
Botão de poliéster
  • Botão de material reciclado – já são feitos botões partir de papel reciclado, sêmola de batata, milho, marfim-vegetal, algodão, restos de madeira, plantas e frutos. žEstes botões ecológicos biodegradáveis são fabricados em Portugal pela Louropel, empresa portuguesa que detêm uma “tecnologia patenteada única no mundo” e é a maior fabricante mundial de botões.
Botão reciclado
Botão reciclado
Botões de pressão ž ž- não são presos à roupa com linha, mas por  prensagem não precisam de casas, pois fecham por um sistema de encaixe por pressão. Para a colocação desse tipo de botão é necessário ter uma máquina própria e para cada tipo e tamanho existem matrizes diferentes. São feitos de diferentes materiais:
  • Ferro ou latão – são botões destinados a peças esportivas feitas em tecidos médios ou pesados. Atualmente a maioria dos botões metálicos são fabricados de ligas, ou seja misturas de diferentes metais.
Pressão de ferro
Pressão de ferro
Botão de pressão de latão
Botão de pressão de latão
  • Plástico – são muito utilizados em roupas sportwear devido à sua praticidade.
Botão de pressão de plático
Botão de pressão de plático
Botões Fixos e Flexíveis ž – são os botões usados nas peças jeans. São botões de pé, para facilitar o abotoamento. Para tecidos mais pesados utiliza-se o botão flexível, que tem uma base móvel, para que o ato de abotoar seja mais facilitado ainda.
Botão fixo
Botão fixo
Botão flexível
Botão flexível
Botão aplicado no jeans
Botão aplicado no jeans
Botões Invisíveis – esses botões são geralmente metálicos e têm um ímã interno, fazendo com que as duas partes se unam facilmente. É muito utilizado em acessórios como bolsas, pois é prático e não aparece do lado externo.

Botão invisível
Botão invisível



Partes do botão invisível
Partes do botão invisível
Elástico – o elástico tem uma estrutura de trançado que pode ter em sua composição fios de algodão ou sintéticos, juntamente com fios de borracha ou outras fibras elásticas. A sua medida é em milímetros(mm). Os elásticos classificam-se em três tipos principais:

  • žDe embutir ž – elásticos que ficam escondidos, embutidos na roupa. Esses elásticos são achatados e podem ter várias larguras.
Elástico de embutir
Elástico de embutir
  • žExternos ou aparentes (decorados) ž – são feitos para aparecer e por isso são estampados e coloridos.
Elásticos aparentes
Elásticos aparentes
  • žRoliços (lastex, silicone) – os lastex são utilizados para franzir o tecido, costurando com linha e com o próprio elástico. Há também os elásticos roliços muito utilizados no segmento surfwear.
Elásticos roliços
Elásticos roliços
Lastex
Lastex
Cordões - podem ter uso decorativo ou funcional, no caso de ajustar a roupa. São oferecidos em diversos modelos, composições e espessuras.
Cordões
Cordões
Velcros - são utilizados para fechamentos, oferecendo bastante praticidade com o seu sistema de aderência. Disponíveis em várias cores e larguras.
Velcro
Velcro
Ponteiras - podem ter a função de ajuste ou simplesmente de decorar as pontas de cordões.
Ponteiras
Ponteiras
Colchetes – são ganchos de metal usados para fechamentos. Podem ser de gancho ou de pressão.
  • Colchete de Gancho – são peças simples de metal em forma de gancho, sendo um lado macho e o outro fêmea. São usados em peças de atelier e e de alfaiataria e são costurados à mão, excerto o colchete de cós de calça, que é preso no tecido por garras. Os colchetes também podem vir já aplicados em fitas de tecidos, que são utilizadas para fechamento de peças.
Colchetes de gancho
Colchetes de gancho
Fita de colchetes
Fita de colchetes
  • Colchete de pressão – são semelhantes aos botões de pressão, mas são costurados à mão. São compostos por duas peças, macho e fêmea. Por serem pequenos e delicados são utilizados em peças de atelier e infantis.
Colchete de pressão
Colchete de pressão
Rebites - são peças metálicas usadas para reforçar cantos de peças esportivas como a calça jeans, mas também muito utilizados apenas como decoração.
Rebites aplicados
Rebites aplicados no bolso trazeiro
Ilhós – são pequenos círculos de metal aplicados aos tecidos por pressão. São usados para passar cordões, cadarços e fitas, ou simplesmente com função decorativa. Podem ser fabricados em vários tipo de metais em variados tamanhos, cores e modelos. Para a sua aplicação é necessário o uso de matrizes que variam de acordo com o tamanho do ilhós. Os ilhoses também podem vir já aplicados em tiras de tecido, que são utilizadas para o fechamento de peças.
Ilhoses
Ilhoses
Matriz para ilhós
Matriz para ilhós
Fita com ilhoses
Fita com ilhoses
Fivelas, passadores e argolas – são peças metálicas funcionais ou decorativas oferecidas com grande variedade pelos fabricantes.
FivelasArgolas
Termo colantes - são aviamento decorativos fixados no tecido em prensas com altas temperaturas. Extremamente práticos, são encontrados em variados motivos e tamanhos.
Termo colantes
Termo colantes
Patches – são aviamentos geralmente pintados ou bordados que são aplicados ao tecido com costuras ou colados. Oferecem um alternativa prática de detalhamento, sem ter que mandar a peças para o bordado ou para a serigrafia.
Modelos de patches
Modelos de patches
Aviamentos decorativos - este tipo de aviamento tem a única função de adornar a peça. Encontramos uma infinidade de tipos nas lojas especializadas. Alguns tipos mias comuns são:
  • Passamanarias – vendidas em grande variedade, para enfeitas as peças de acordo com a imaginação do estilista.
Passamanarias
Passamanarias
  • Galões – tiras bordadas com variados motivos e larguras.
Galão
Galão
  • Franjas – disponíveis em variadas composições, larguras e espessuras de fios.
Franjas
Franjas
  • Paetês – tiras com aplicação de lantejoulas, disponíveis em várias espessuras e cores.
Paetês
Paetês
  • Passa-fitas – tira com orifícios para se passar fitas, disponíveis em várias larguras e modelos.
Passa fitas
Passa fitas
  • Bordados – disponíveis em composição de algodão puro ou misto com fio sintético, em várias larguras. É um aviamento muito antigo apreciado até hoje.
Bordados
Bordados
  • Fitas – disponíveis em várias larguras, cores e composições.
Fitas
Fitas
  • Soutache – é tipo de galão fino decorativo com uma  cavidade central onde é passada a costura que o prende ao tecido. É muito utilizado em roupas para esconder costuras externas e também em uniformes militares.
Soutache
Soutache
  • Vivos – são utilizados entre as costuras para dar um detalhes contrastante.
Vivo
Vivo
Vivo aplicado
Vivo aplicado