Aviamentos são os materiais necessários à conclusão de uma peça de roupa no que diz respeito à funcionalidade e/ou adorno desta peça.A indústria de aviamentos está no final do elo que une a cadeia têxtil e tem papel fundamental na confecção do vestuário. Para desenvolver uma linha de produtos específica que estará nos desfiles da temporada, a indústria começa a produzir com pelo menos quatro meses de antecedência, para que as empresas tenham tempo suficiente de inserir os aviamentos em todas as roupas da coleção. A indústria de aviamentos no Brasil evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, além de produzir materiais básicos e funcionais, ela também desenvolve aviamentos decorativos que valorizam muito as peças.
Todos os anos, a indústria de aviamentos define suas verbas de marketing pensando nos apoios e patrocínios que serão fechados ao longo do semestre. Este trabalho é feito com bastante antecedência, porque além do investimento em dinheiro, muitas empresas desenvolvem produtos exclusivos para cada estilista, demandando tempo e atenção constante de uma equipe profissional, designada só para cuidar do novo produto.
O tipo de tecido da roupa determina os tipos de aviamentos a serem utilizados. Para peças leves, deve-se escolher aviamentos leves e peças de tecidos mais encorpadosaceitam aviamentos um pouco mais pesados. Grande parte das peças de vestuário necessitam de algum tipo de aviamento, por isso é fundamental que o designer conheça o que o mercado oferece. Existem duas categorias de aviamentos:
De complemento:são botões, elásticos, cordonês, entretelas, etc;
Decorativos:galões, etiquetas, franjas, ilhoses, bordados, miçangas, entre outros.
Zíper – o zíper é um aviamento muito utilizado e são encontrados diversos tipos no mercado, caracterizando-se quanto ao material de que é fabricado, quanto à sua estrutura e quanto ao modelo, determinando um tipo de zíper para cada finalidade. A medida do zíper é em centímetros (cm).
Quanto ao material, podem ser:- Sintético com dentes de nylon – é um zíper leve e mais delicado, utilizado em roupas de tecidos de leves à médios.
- De algodão com dentes de metal – é um zíper mais pesado, por causa do metal. É utilizado em roupas de tecidos médios a pesados.
- Fino – pode ser tanto sintético quanto de algodão. O que o torna mais fino são os dentes que são menores.
- Médio – pode ser sintético ou de algodão e os dentes são um pouco maiores do que no zíper fino.
- Reforçado – como o nome já diz, os dentes deste tipo de zíper são bem reforçados. Destina-se a roupas de tecidos pesados. Também pode ser fabricado em material sintético ou de algodão.
- Comum – é o zíper médio, aquele que se adéqua à maioria das peças de roupa casuais, usadas no dia-a-dia. É o mais vendido no mercado.
- Invisível – é um zíper extremamente delicado, indicado para roupas igualmente delicadas. Os seus dentes ficam para o lado interno, fazendo com que o zíper não fique visível no lado externo da roupa. É fabricado em material sintético.
- Aparente (encaixe) – é um zíper pesado, podendo ser fabricado em material sintético ou algodão. A sua particularidade é que tem um sistema de encaixe na parte inferior, que permite soltar as duas partes do zíper. Muito utilizado para agasalhos esportivos, mas também é bastante utilizados em peças de moda.
Botões Costuráveis - a sua principal característica é que tem furos para passar a linha e podem ser pregados à mão ou à máquina. O sistema de fechamento é através de casas feitas no tecido. Abaixo alguns tipos desses botões. A medida desse tipo de botão é em polegadas (“) ou milímetros (mm).
- Botão bombê ou forrado – é um botão composto de duas partes, sendo uma base ou pé com furos para passar a linha e a parte superior, feita geralmente em alumínio, que é forrada com o próprio tecido da roupa e prensado em uma máquina. Para esse processo utilizam-se matrizes, que variam conforme o tamanho do botão.
- Botão de massa – botões feitos de materiais sintéticos, podem ter os mais diversos formatos e cores.
- Botão de acrílico – geralmente são um pouco transparentes, podendo ser perolados. São botões muito resistentes.
- Botão de metal – são fabricados em ferro, latão ou ligas metálicas mistas, pois estas barateiam o produto e alguns metais misturados ao ferro evitam a oxidação, um problema muito inconveniente.
- Botão de madeira – podem ser artesanais ou industrializados. Em geral necessitam de um tratamento para evitar fungos e manchas no tecido.
- Botão de poliéster – esses botões são muito comuns na camisaria. Entre eles estão os famosos botões rajados na clássica camisa pólo.
- Botão de material reciclado – já são feitos botões partir de papel reciclado, sêmola de batata, milho, marfim-vegetal, algodão, restos de madeira, plantas e frutos. Estes botões ecológicos biodegradáveis são fabricados em Portugal pela Louropel, empresa portuguesa que detêm uma “tecnologia patenteada única no mundo” e é a maior fabricante mundial de botões.
- Ferro ou latão – são botões destinados a peças esportivas feitas em tecidos médios ou pesados. Atualmente a maioria dos botões metálicos são fabricados de ligas, ou seja misturas de diferentes metais.
- Plástico – são muito utilizados em roupas sportwear devido à sua praticidade.
Botões Invisíveis – esses botões são geralmente metálicos e têm um ímã interno, fazendo com que as duas partes se unam facilmente. É muito utilizado em acessórios como bolsas, pois é prático e não aparece do lado externo.
Elástico – o elástico tem uma estrutura de trançado que pode ter em sua composição fios de algodão ou sintéticos, juntamente com fios de borracha ou outras fibras elásticas. A sua medida é em milímetros(mm). Os elásticos classificam-se em três tipos principais:
- De embutir – elásticos que ficam escondidos, embutidos na roupa. Esses elásticos são achatados e podem ter várias larguras.
- Externos ou aparentes (decorados) – são feitos para aparecer e por isso são estampados e coloridos.
- Roliços (lastex, silicone) – os lastex são utilizados para franzir o tecido, costurando com linha e com o próprio elástico. Há também os elásticos roliços muito utilizados no segmento surfwear.
Velcros - são utilizados para fechamentos, oferecendo bastante praticidade com o seu sistema de aderência. Disponíveis em várias cores e larguras.
Ponteiras - podem ter a função de ajuste ou simplesmente de decorar as pontas de cordões.
Colchetes – são ganchos de metal usados para fechamentos. Podem ser de gancho ou de pressão.
- Colchete de Gancho – são peças simples de metal em forma de gancho, sendo um lado macho e o outro fêmea. São usados em peças de atelier e e de alfaiataria e são costurados à mão, excerto o colchete de cós de calça, que é preso no tecido por garras. Os colchetes também podem vir já aplicados em fitas de tecidos, que são utilizadas para fechamento de peças.
- Colchete de pressão – são semelhantes aos botões de pressão, mas são costurados à mão. São compostos por duas peças, macho e fêmea. Por serem pequenos e delicados são utilizados em peças de atelier e infantis.
Ilhós – são pequenos círculos de metal aplicados aos tecidos por pressão. São usados para passar cordões, cadarços e fitas, ou simplesmente com função decorativa. Podem ser fabricados em vários tipo de metais em variados tamanhos, cores e modelos. Para a sua aplicação é necessário o uso de matrizes que variam de acordo com o tamanho do ilhós. Os ilhoses também podem vir já aplicados em tiras de tecido, que são utilizadas para o fechamento de peças.
Fivelas, passadores e argolas – são peças metálicas funcionais ou decorativas oferecidas com grande variedade pelos fabricantes.
Termo colantes - são aviamento decorativos fixados no tecido em prensas com altas temperaturas. Extremamente práticos, são encontrados em variados motivos e tamanhos.
Patches – são aviamentos geralmente pintados ou bordados que são aplicados ao tecido com costuras ou colados. Oferecem um alternativa prática de detalhamento, sem ter que mandar a peças para o bordado ou para a serigrafia.Aviamentos decorativos - este tipo de aviamento tem a única função de adornar a peça. Encontramos uma infinidade de tipos nas lojas especializadas. Alguns tipos mias comuns são:
- Passamanarias – vendidas em grande variedade, para enfeitas as peças de acordo com a imaginação do estilista.
- Galões – tiras bordadas com variados motivos e larguras.
- Franjas – disponíveis em variadas composições, larguras e espessuras de fios.
- Paetês – tiras com aplicação de lantejoulas, disponíveis em várias espessuras e cores.
- Passa-fitas – tira com orifícios para se passar fitas, disponíveis em várias larguras e modelos.
- Bordados – disponíveis em composição de algodão puro ou misto com fio sintético, em várias larguras. É um aviamento muito antigo apreciado até hoje.
- Fitas – disponíveis em várias larguras, cores e composições.
- Soutache – é tipo de galão fino decorativo com uma cavidade central onde é passada a costura que o prende ao tecido. É muito utilizado em roupas para esconder costuras externas e também em uniformes militares.
- Vivos – são utilizados entre as costuras para dar um detalhes contrastante.
Sem comentários:
Enviar um comentário